Alimentação 'LowCarb' Natural
- jg
- 24 de jan. de 2024
- 2 min de leitura

Alimentação 'LowCarb'
Sabiam que a ‘famosa’ designação ‘LowCarb’, não se refere necessariamente apenas a uma alimentação desprovida, ou demasiado restrita, em carboidratos/ hidratos de carbono (açúcares)?
Uma alimentação NATURAL e variada é naturalmente baixa em carboidratos / hidratos de carbono (açúcares ) = naturalmente LOW CARB.
Sabemos que o corpo precisa de carboidratos como combustível para obter/transformar/produzir energia.
Os legumes, frutos e frutas, embora não sejam a principal fonte (com maior concentração) destas moléculas à nossa disposição, são sem dúvida nenhuma, a fonte mais saudável, de onde podemos obter os ‘açúcares’ naturais que precisamos, para funcionar bem no dia a dia.
É também por isso (mas não só por isso), que devemos aumentar a quantidade de cores no prato através dos legumes, frutos e frutas que são um autêntico arco-íris à nossa disposição.
Ultraprocessados
Carboidratos Não naturais, porque altamente processados ou ultraprocessados, como farinhas e açúcares refinados ou provenientes de cereais modificados, altamente inflamatórios, fazem-nos mal e ocupam o espaço no prato, o espaço dos alimentos que precisamos e devemos comer, para garantir que nutrimos o corpo com aquilo que ele precisa, para funcionar bem.
Quando o ser humano tinha apenas alimentos naturais à sua volta, obtidos diretamente da Natureza, não existia a necessidade de pensar em ‘escolhas de qualidade’...
Comida Natural é a COMIDA que devíamos comer sempre, porque todos os ‘alimentos’ Não naturais, aqueles que a indústria inventou, os ultraprocessados, são comestíveis mas não nos fazem bem...
- Ah Joana, mas para a maior parte deles, existem estudos que mostram que são seguros, que não nos fazem mal...
Não vou discutir e analisar aqui, a questão dos ‘estudos’, do que é científico ou não, do alcance do que significa ‘segurança alimentar’...
O facto mais importante e inegável, no que diz respeito a uma alimentação baseada nestes ‘alimentos’ comestíveis, é que esta comida é vazia ou muito desequilibrada, incompleta, de nutrientes.
Porque comemos?
A única razão biológica que leva o corpo a precisar de digerir comida, é a obtenção de nutrientes para se manter saudável, em funcionamento, vivo...
Podemos andar de barriga cheia, muito alimentados, no meio da satisfação e da abundância de ‘comidinhas’ boas e andar completamente desnutridos anos e anos, ainda que aparentemente bem, ativos e funcionais, porque somos/temos um corpo e os órgãos que o formam, jovem.
'Água Mole em Pedra Dura...'
Um dia, na soma do que faltou sempre e do que foi estando a mais, o corpo começa a falar-nos e a avisar-nos de 'desconfortos'. Avisos esses, que normalmente não associamos às escolhas (nem sempre são escolhas nossas) que foram feitas até aí.
Alimentos que preferimos ou que tivemos disponíveis na nossa alimentação durante anos e que mais tarde, aparentemente por culpa da idade, das alterações hormonais e de outras razões várias, não nos vão ajudar na capacidade de nos irmos mantendo saudáveis e fortes e envelhecer com menos fragilidades e doenças.
Nos tempos que correm, dia após dia, com a alimentação que temos à disposição, mais acessível, apelativa e de fácil consumo, andamos...
DESNUTRIDOS = sem nutrientes suficientes.
Vamos fazer algumas pequenas alterações, a caminho de uma alimentação mais Natural e saudável?
Mais cores no prato, Mais 'Comida de Verdade', Menos ultraprocessada mais Natural
Comments