top of page

365 Dias * Desafio: Caminhar mínimo 10000 Passos por Dia

  • Foto do escritor: jg
    jg
  • 6 de jan. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 12 de jan. de 2024


Até aos meus 56 anos os meus dias eram assim... Sedentária.
Uma bolinha completa 10.000 passos...

"Personalidade Sedentária"... Não, não sou preguiçosa! :D


Apaixonada por livros e por estudar, de preferência com um caderno e uma caneta na mão sentada no sofá, ler e escrever enquanto faço exercício é uma impossibilidade.

Por outro lado, passei uma vida inteira a estudar e a aprender sobre os benefícios e a importância do exercício físico nas mais variadas formas, e sobre o quanto o corpo humano está projetado para se movimentar...


'Desistir' não é parar...


Ano após ano, fui começando práticas de exercícios, mais ou menos entusiasmada, que rapidamente deixava de lado. Não gosto, não me apetece, deixem-me!

Numa dessas fases de boa vontade, ainda a morar em Lisboa, numa manhã cedo, apareceu-me à frente dos olhos, na vista da minha janela que dá para o jardim, um grupo de vizinhos a fazer Qigong.

- Ah! Que bom! Já li tanto sobre Qigong. Seria tão fácil para mim, aqui mesmo à frente... Acordo, lavo a cara e os dentes e já saio de casa vestida para a prática... Quem sabe é desta que não desisto! - Pensava eu sentadinha, agarrada à chávena de chá...


Andei lá todas as sextas-feiras durante uns meses. Às vezes ia contrariada, mas voltava sempre contente, principalmente graças ao professor excecional, o Pedro Rodrigues, que tive a sorte de encontrar na minha vida, de mão beijada, à frente dos olhos, sem que o tivesse procurado.

"Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece" :)


Equilíbrio


Um dia, depois da aula, expliquei-lhe que não gostava dos movimentos, daquela estação ,(movimentos associados ao macaco), porque não gostava da sensação do coração aos pulos (cardio). Tinha-me apercebido que o meu corpo, pouco dado a correrias, provavelmente confundia a aceleração do coração com algum pânico ou susto, e isso não era bom. Odeio sustos! Falei-lhe também do meu feitio sedentário enquanto ele calmamente me recordava que o corpo foi projetado para o movimento...


  • Mas eu detesto correr!...

  • Por que é que não caminhas?

  • Também detesto caminhar...

  • Ok, mas por essa razão tens ainda mais, do que outras pessoas, a necessidade de te mexeres. O que não gostamos, ou temos mais dificuldade, muitas vezes é o que nos faz mais falta para que exista equilíbrio e para um corpo forte e saudável...


Aquelas sábias palavras ficaram-me na cabeça por muito tempo, sem que eu conseguisse arranjar um argumento que as afastasse. O Festinger chamou-lhe 'dissonância cognitiva' : ) e eu precisava resolver o 'desassossego' que isso me causava...


O Caminho das Estrelas


No fim desse ano de 2018, com 52 anos, anunciei que tinha decidido ir fazer o Caminho de Santiago, sozinha. Num dia morno do início de Setembro, com o coração aos pulos perante tamanha aventura e sem gostar de caminhar, saí do sofá, diretamente para as montanhas, e iniciei uma jornada que transformaria a minha vida. O guia que conta esta minha aventura, com todas as dicas, para ajudar aqueles que também gostariam de percorrer o 'Caminho das Estrelas', está praticamente escrito e um dia destes lanço-o ao mundo : )


Desafio: Caminhar mínimo 10000 Passos por Dia


O ano passado (2023), já depois de ter ido para o Caminho 4 vezes, porque todos os anos tenho tido saudades da Joana que descobri lá e com uma pandemia pelo meio, decidi começar o Desafio: Caminhar mínimo 10000 Passos por dia, durante 365 dias.


Contrariamente a outras vezes, em que achei suficiente sentir-me animada quando me programei para novas rotinas, das quais desisti passado pouco tempo, decidi "tramar" o meu feitiozinho rebelde, de quem não sente culpa nem dificuldade em "desistir" e mudar de rumo, e acrescentei logo de inicio um segundo desafio: Em todos "aqueles dias" em que começar a conversar na minha cabeça...

  • Ah... hoje não me apetece...

  • Não quero hoje...

  • É só hoje...

  • Não mandam em mim!

  • Estou tão cansada...

  • Está a chover...

  • Está frio...

A regra/desafio é simples: Enquanto tiveres duas pernas, tens de ir! Tens duas pernas? Vais...


Acho que só tive de 'apelar' para o segundo desafio, apenas dois ou três dias no primeiro mês do ano...


A partir daí, deixei-me de conversas na minha cabeça, resignei-me e nunca mais "lutei" comigo própria, contra mim...

É Sempre Mais Fácil do que Imaginamos


Ao fim de um mês, em Fevereiro já tinha percebido a mudança : )

Alguns dias menos prazerosos do que outros, alguns difíceis, mas nunca mais existiu luta ou resistência. Um pé magoado, uma costela quem sabe partida, tempestade de alerta vermelho, de chuva e ventos de mais de 100km/h... "Enquanto tiveres duas pernas, tens de ir!" Tenho :)


Com o passar do tempo a minha rotina foi-me trazendo uma série de descobertas sobre mim mesma e transformou a caminhada diária, num momento de bem estar e de satisfação, cheio de potencial, também futuro, do que sou capaz e a confirmação, mais uma vez, de que nunca é tão difícil como o que consigo imaginar...


Estou a Andar!


Caminhar minimo 10.000 passos por dia. Todos os dias!
O meu novo Eu

Desafio: Caminhar mínimo 10000 Passos por dia. 365 dias em que aprendi o valor da constância, da disciplina e em que vi o meu corpo e mente fortalecerem-se. Em que comprovei, finalmente em mim, o que já sabia sem praticar:

Atividades simples e naturais, como caminhar, são incrivelmente poderosas e caminhar é mais do que movimento, é um ato de autocuidado, um momento para pensar, respirar e porque não aprender, com as centenas de audiolivros e podcasts que nos podem também fazer companhia e acrescentar valor.

2024 O Ano da Transformação em Prática


Mais um ano que passou a correr, desafiante e intenso, muito para além do que poderia imaginar, também o que existe de verdadeiro e bom que vou mostrando AQUI.


Cheguei ao fim do ano inspirada por este "novo eu" e a questionar-me sobre que outra atividade simples poderia adicionar à minha vida com o mesmo impacto.


  • Ora deixa cá ver... Quero algo que seja sustentável a longo prazo, algo que eu possa imaginar-me a fazer por muitos anos, tal como a caminhada.

Nos últimos dois meses do ano, andei animada a estudar e a experimentar candidatos, para a minha nova futura atividade do 'meu-eu-para-sempre'.


Considerei três hipóteses com as características necessárias para que me consiga imaginar a praticá-las até, quem sabe, aos 120 anos (que canseira...): 'Os cinco ritos tibetanos'; 10 minutos de ioga/alongamentos; 'Radio Taiso'...


Tem sido emocionante descobrir um novo capítulo da minha história pessoal e imaginar-me, quem sabe, lá ao fundo, lá longe, a colher os frutos do que começo agora.


Não desistam de tentar porque um dia conseguem!!


NOTA: Existem muitas APP's para contar passos. A que eu uso foi a primeira que encontrei com as bolinhas. É esta AQUI e só uso o básico grátis : )


Divirtam-se!! Bom Ano!!



Comments


bottom of page