
Sem fome!
O 'Meu Desafio de 5 dias - Sem Ultraprocessados e Sem Açúcar'
Cinco dias a comer como os nossos avós e bisavós e todos os outros que cá andaram antes, ‘apenas’ COMIDA Verdadeira mais Natural.
Cinco dias longe de alimentos ultraprocessados e açúcares, nos dias que correm não é pouca coisa e pode mesmo ser, uma oportunidade para que quem o faz, repare e tome consciência de como está a sua alimentação e como de futuro a poderá melhorar…
Porque todos somos diferentes, com corpos, realidades e circunstâncias diferentes, o Caminho a descobrir será sempre único e de cada um e por essa razão, este pode ser um pequeno primeiro passo, para melhorar e conquistar vitalidade, saúde e bem-estar.
Este desafio não é sobre restrição ou sobre passar fome, mas sim sobre escolher alimentos mais naturais e nutrir o corpo adequadamente.
Alguns objetivos e propósitos:
Comer apenas ‘comida de verdade’, o menos processada possível, mais natural.
Desinflamar o corpo de 'substâncias comestíveis', mas não saudáveis e dar férias ao corpo (principalmente ao fígado), no trabalho constante de se defender e limpar do que lhe faz mal.
Um primeiro passo para treinar a redução de açúcar da alimentação.
Pôr em prática a vontade de comer mais legumes.
Fazer escolhas mais conscientes com o propósito de saúde a curto, médio e longo prazo.
Descomplicar as compras.
Descomplicar o modo de cozinhar.
Não: Não é uma dieta de emagrecimento; nem de restrição de quantidades; NEM DE FOME.
Sim: É possível e provável que se perca peso, com a escolha de alimentos de melhor qualidade nutricional, comendo mais quantidade em cada refeição, de uma forma mais organizada, consciente e natural.
Porquê 5 dias e não 7?
Fazer o desafio apenas nos cinco dias úteis da semana, de segunda-feira a sexta-feira, deixando de fora o fim-de-semana, em que normalmente estamos mais disponíveis para comer fora de casa, ou com outras pessoas, mais vontade de lanchinhos no sofá e momentos descontraídos de lazer à volta de uma mesa e de copo na mão…
Apenas cinco dias, é um desafio possível, fácil de superar, com mais garantia de sucesso, de pequenas grandes conquistas, de pequenos passos, primeiros passos, de um caminho que se quer percorrer e que mesmo com altos e baixos, aos avanços e recuos, queremos experimentar e quem sabe, que continue a andar.
Sem Jejum e Sem Lanchinhos: Três Refeições Principais
Pequeno-almoço
Almoço
Jantar
*Quando necessário ‘lanchinho/ceia'
Nos tempos que correm, com as múltiplas opções de lanchinhos e facilidades de ‘gulas’ à mão de semear, é fácil comermos menos do que devemos numa refeição, porque sabemos que facilmente teremos por perto o que comer em caso de ‘fome’, ‘fominha’, ou uma vontade de morder e 'comiscar' qualquer coisa.
Neste desafio de apenas 5 dias, não é tempo de fazer jejuns forçados mesmo para quem está habituado, como eu, a saltar às vezes a hora do pequeno almoço, estas três refeições são importantes porque definem um momento certo, para dar ao corpo tudo o que ele precisa, em qualidade e quantidade suficiente, para que possa tranquilamente esperar pela próxima refeição e para que mais facilmente possamos equilibrar e gerir as ‘vontades’, 'fomes' e 'gulas'.
Habituados que estamos a ‘comiscar’ o tempo todo, às vezes até confundindo sede com fome… É bom reconhecermos e olharmos de frente para o que se passa com o modo como nos alimentamos e como podemos melhorar a nossa alimentação, saindo do automático e reconhecendo o que nos faz mal. Este desafio pode ser uma grande ajuda neste processo e são só cinco dias…
Para ajudar quem quiser juntar-se a mim, que já ando neste caminho há praticamente 10 anos, fiz uma lista de alimentos com o que normalmente tenho em casa e com o que costumo comer, para tornar as compras e o planeamento das refeições mais fáceis.
Vamos simplificar o que comemos, focar na qualidade e na saúde alimentar. Venham daí!
Quem quiser o PDF do 'Desafio de 5 dias, Sem Ultraprocessados e Sem Açúcar'
para imprimir, pode enviar-me uma mensagem a dizer: ‘5 DIAS’ AQUI :)
Commentaires